Fundada em 2012, a Printi possui um modelo de negócios disruptivo e tem na tecnologia o seu diferencial competitivo, já que todas as máquinas de produção estão conectadas à internet e a rede também é o seu principal canal de vendas. Na loja online, o próprio cliente customiza seu pedido. Entre os itens, estão cartões de visita, brindes e embalagens – que são enviados automaticamente para as máquinas de produção, com interação humana apenas na checagem de qualidade. Desde que a empresa optou pela migração do seu ambiente para a nuvem da AWS, o processo de melhorias se tornou contínuo.
Com um ambiente escalável e sem correr riscos de indisponibilidade, a empresa conseguiu suportar sua estratégia de crescimento e deu mais um passo rumo à Cultura Digital. Desta vez, investiu na mudança da arquitetura monolítica para microsserviços, que é quando o código é dividido em serviços independentes que são executados em processos separadamente. O projeto, desenvolvido com o apoio dos especialistas da Mandic Cloud Solutions, foi entregue no final de 2018 e segue o fluxo contínuo de entregas, baseado em um modelo de desenvolvimento que permita fazer implantações rápidas e constantes quando necessário, muito alinhado ao formato ágil de desenvolvimento.
A Printi, assim como outras empresas apoiadas pelo trabalho consultivo da Mandic Cloud, está inserida em um cenário digital que permitiu entender as implementações de melhorias como parte de uma mudança cultural que contou com a ajuda de práticas de Devops (integração das áreas de Desenvolvimento e Operações da equipe de TI), além de metodologias ágeis para orientar a gestão interna.
“Quero incentivar o empoderamento dos desenvolvedores de produto e estimular o compartilhamento do conhecimento com toda a equipe de tecnologia da empresa para dar mais autonomia e independência aos profissionais”, explica o diretor de Tecnologia da Printi Nino Palermo.
Com os recentes investimentos em melhorias, o diretor também identificou a necessidade de realizar novas contratações para fortalecer a área de TI, reduzir o chamado débito técnico, criar um equilíbrio saudável nas implementações e no trabalho esperado do time em relação à cobertura de testes, padronização de código e demais atividades do dia a dia.
Seguindo um ritmo de crescimento acelerado, o time de tecnologia que contava com cerca de 35 profissionais, hoje já possui quase o dobro desse número, com 60 pessoas e 10 vagas em aberto. A previsão é que, até o final do primeiro semestre do ano, a Printi opere 100% na nuvem.