Pode ser chamada de computação em nuvem, cloud computing ou simplesmente de nuvem ou cloud
A cloud computing ou simplesmente cloud é uma tecnologia que permite que as empresas acessem e utilizem recursos de tecnologia da informação, tais como computação, armazenamento de dados, redes e aplicações, através da internet. Em vez de investir em equipamentos próprios, a nuvem permite acesso a estes recursos de forma dinâmica e sob demanda, pagando apenas pelo que for utilizado.
Ao utilizar a computação em nuvem, as empresas têm acesso a recursos de TI mais avançados, sem precisar se preocupar com a manutenção e atualização destes equipamentos. Além disso, a nuvem permite acesso aos recursos de TI de qualquer lugar, tornando o trabalho mais flexível e permitindo a colaboração em tempo real.
A segurança dos dados é uma preocupação comum quando se trata de computação em nuvem, mas as empresas fornecedoras de serviços em nuvem costumam investir em tecnologias de segurança avançadas para proteger os dados dos seus clientes.
Em resumo, a computação em nuvem é uma maneira eficiente, flexível e segura de acessar e utilizar recursos de tecnologia da informação, sem precisar se preocupar com a manutenção e atualização destes equipamentos. Ao utilizar a nuvem, as empresas podem se concentrar no crescimento e desenvolvimento do seu negócio, deixando a tecnologia nas mãos de profissionais especializados.
A computação em nuvem funciona de maneira diferente dos modelos convencionais de tecnologia da informação. Em vez de ter equipamentos próprios, a nuvem é composta por uma série de servidores interligados que oferecem vasto armazenamento e processamento de dados.
Com a cloud, você pode ajustar os recursos destes servidores de acordo com suas necessidades, alocando capacidade de processamento, espaço em disco, memória e largura de banda. Isso é feito de forma fácil e rápida, sem precisar reinstalar nada. Além disso, a nuvem permite que você ajuste esses recursos a qualquer momento, conforme suas necessidades mudam.
Usando a computação em nuvem, as organizações podem usar recursos compartilhados de computação e armazenamento, em vez de criar, operar e melhorar a infraestrutura por conta própria.
É um modelo que permite os seguintes recursos:
Aqui está uma lista de algumas das vantagens mais importantes que a cloud computing oferece:
Na nuvem pública (public cloud), os provedores de serviços terceirizados disponibilizam recursos e serviços para seus clientes via internet. Os dados do cliente e a segurança relacionada estão na infraestrutura de propriedade dos provedores de serviços. No momento, os principais provedores de nuvem são Amazon AWS, Microsoft Azure e Google Cloud Platform.
Uma nuvem privada (private cloud) também fornece recursos quase semelhantes aos da nuvem pública, mas os dados e serviços são gerenciados pela organização ou por terceiros apenas para a organização do cliente. Nesse tipo de nuvem, o controle principal é sobre a infraestrutura, minimizando os problemas relacionados à segurança.
Uma nuvem híbrida (hybrid cloud) é a combinação de nuvem pública e privada, mas não necessariamente de fornecedores diferentes. A decisão de executar em nuvem pública ou privada geralmente depende de vários parâmetros, como sensibilidade de dados e aplicativos, certificações do setor e padrões, regulamentos, etc.
IaaS significa Infraestrutura como Serviço. Ele fornece aos usuários a capacidade de provisionar processamento, armazenamento e conectividade de rede sob demanda. Usando esse modelo de serviço, os clientes podem desenvolver seus próprios aplicativos nesses recursos.
Os principais provedores de IaaS no mundo são: Amazon Web Services; Microsoft; Alibaba e Google.
PaaS significa Plataforma como Serviço. Aqui, o provedor de serviços fornece vários serviços, como bancos de dados, filas, mecanismos de fluxo de trabalho, e-mails etc. aos seus clientes. O cliente pode usar esses componentes para criar seus próprios aplicativos. Os serviços, a disponibilidade de recursos e o backup de dados são gerenciados pelo provedor de serviços, ajudando os clientes a se concentrarem mais na funcionalidade de seus aplicativos.
Exemplos deste tipo de serviço: Google App Engine; Heroku; RedHat OpenShift; Microsoft Azure Cloud Services; Tsuru e etc.
SaaS significa Software como Serviço. Como o nome sugere, aqui os fornecedores terceirizados fornecem aplicativos de usuário final a seus clientes com alguns recursos administrativos no nível do aplicativo, como a capacidade de criar e gerenciar seus usuários. Também é possível algum nível de personalização, como os clientes podem usar seus próprios logotipos corporativos, cores etc.
Exemplos deste tipo de serviço: ERP; CRM; Google Docs; Linkedin; Skype; Facebook e etc.
Multicloud é o uso de mais de um provedor de serviços cloud em um ambiente de TI, em vez de depender de um único fornecedor desses serviços (lock-in). O ambiente multicloud normalmente usa dois ou mais fornecedores de nuvem pública (AWS, Azure, Google entre outros), também podem incluir uma nuvem privada, que inclui tecnologia cloud no data center de uma empresa.
A transformação digital do negócio requer a disponibilidade de arquiteturas de TI flexíveis, escaláveis e confiáveis, capazes de suportar os aplicativos mais inovadores e com as melhores relações custo-benefício. É por isso que mais e mais empresas estão decidindo utilizar estratégias de multicloud.