Fundada em 2001, a Fadel Transportes e Logística iniciou suas atividades no nordeste do país no desenvolvimento de um projeto de terceirização da distribuição urbana de bebidas para a AmBev, denominado Projeto Forró. Desde então, a companhia tem se aperfeiçoado em diversas atividades da cadeia logística, como transferência de produtos entre fábricas e centros de distribuição, operações casadas, movimentação interna de mercadorias, montagem de cargas, entre outros.
Com o objetivo de aprimorar o desempenho e a gestão de sua infraestrutura de servidores, a Fadel decidiu migrar seu ambiente de infraestrutura de servidores para um provedor de serviços em nuvem. Depois de um período de análise do mercado e testes com outros players que não entregaram a performance necessária, a empresa optou pela Mandic Cloud Solutions, membro do Intel Partner Advantage Program e empresa investida Intel Capital.
Antes do projeto os processos de compliance de TI não faziam parte da realidade da empresa. Agora estamos implementando novos controles de unidade organizacional. A questão dos processos, disponibilidade e segurança da informação, foram os principais ganhos que vimos com a infraestrutura de servidores em nuvem.
Com o antigo provedor, a Fadel processava 5 dias de faturamento em 5 horas, e as vezes o processo era perdido por queda do servidor. Agora, conseguimos processar os 30 dias do mês de faturamento nas mesmas 5 horas e mesmo que caia a internet não perdemos o processo, pois os dados estão armazenados na nuvem.
Com o projeto da Mandic Cloud para a Fadel agora é possível compartilhar várias informações – agenda de sala de reuniões, calendário – além da maior disponibilidade e segurança com o uso de uma plataforma de email corporativo na nuvem.
A virtualização das informações da matriz agilizou muito o trabalho, pois o acesso e fluxo de informações é melhor. Antes de contratar a Mandic Cloud, tudo era salvo em uma rede local e hoje tudo fica na nuvem. As maiores motivações para a Fadel Transportes aderir à jornada para a cloud foram: a preocupação com a segurança da informação; maior agilidade no trabalho; estabilidade do servidor; e maior flexibilidade no acesso de informações.
De uma forma geral, a empresa obteve ganhos com relação à otimização dos custos. O que é pago hoje para a Mandic Cloud era um custo exclusivo da hospedagem do Protheus. Com a Mandic Cloud é possível hospedar o ERP Protheus na nuvem, com um ganho expressivo de performance e acesso de todos os departamentos das 13 filiais, além da virtualização da área de trabalho com o uso do VDI (Virtual Desktop Infrastructure).